domingo, 5 de abril de 2009

SETE TENDÊNCIAS PARA GESTÃO EFICAZ DE MARCAS EM AMBIENTE DE CRISE. A ESCOLHA É SUA: CRESCER OU DESAPARESCER!


O branding em 2009 terá que ser especialmente ágil e flexível, adaptando-se às rápidas mudanças na economia, técnologia e sociedade. Os consumidores e as empresas serão mais exigentes e mais envolvidos individual, nacional e globalmente. As tendências apresentadas aqui são apenas algumas das oportunidades e ameaças para empresas e marcas no cenário atual, pois ao olharmos em frente, para 2009, nós analisamos algumas das principais tendências que as empresas devem compreender e exercitar para assegurar a sua estadia entre as marcas relevantes para seus clientes.

1) Branding na Recessão:
Depois de um período de crescimento inacreditável, nos encontramos no meio de uma recessão
mundial. 2009 indica que será um ano difícil para muitos consumidores, empresas e marcas. Então, o que fazer com as marcas nestes tempos difíceis? A reação inicial, até agora, parece ser a redução dos preços ou não fazer nada! Os consumidores não estão comprando, oferta de crédito reduzida e o temor são prejudiciais ao mercado. Portanto, mais do que nunca é necessário ampliar o valor das marcas. Gerar Valor em marca passa por adequar suas operações, marketing e publicidade em estratégias para se manter competitiva e relevante, mas é fundamental permanecer fiel aos elementos que compõem os fundamentos geradores e sustentadores da marca, não permitindo que a empresa caia na mai s perigosa armadilha: a tentação de se afastar do que define a construção da marca em troca de uma meta.

2) Rede Social – Sua Marca está Pronta pra Jogar esse Jogo?
Estar presente nas redes sociais através de sites como o YouTube, Facebook e Twitter tornou-se uma prioridade para grande número de empresas. Mas, as marcas pertencem realmente a esse universo? Esses locais foram concebidos para pessoas e não produtos, para promover a partilha de informações e relacionamento, e são muito pessoais para os seus utilizadores. Parece que as pessoas são menos susceptíveis de interagir com as marcas em sites de rede social on-line do que em outros locais. Entretanto, as pessoas estão dispostas também a se relacionar com as marcas mas, em contrapartida, querem algo em troca de sua amizade: descontos financeiros, informações privilegiadas, promoções ou brindes. Na rede social, cada prospect tem um preço, o desafio é saber qual é. Não há dúvida de que a rede social veio para ficar. O que continua a ser considerada é a forma como as empresas irão penetrar e tecer esse tecido social em seu mix mídia para ganhar acesso a um mais ligado e expressivo consumidor. Porém, é preciso definir as regras e os limites das redes sociais, e as métricas para medir o sucesso neste novo meio.

3) Nós Sabemos onde Estão e quem São. O Telefone Móvel Pode ser a
Melhor Ferramenta do Marketing de Vendas Diretas Inventada na
Atualidade.

O papel do celular está claramente mudando. Cada vez mais aumenta a sua funcionalidade: câmeras, músicas, jogos, Web, etc. O grande fenômeno que ocorre agora não está no modo como usamos o telefone, mas na forma como poderemos utilizá-lo. Celulares são verdadeiros objetos pessoais e personalizados que nos permitem desfrutar de acesso a muitos novos serviços. Instrumentos de trabalho de ambos os lados, e as novas tecnologias são os meios que permitem a ligação direta e pessoal com os consumidores, onde quer que estejam.
A partir de mensagens via celular, poderemos oferecer vantagens exclusivas para os consumidores, aumentando a viabilidade das marcas, gerando valor e suas preferências. Na Europa e Ásia já estão combinados o uso do celular com tecnologia GPS, em que se pode monitorar e orientar os consumidores no lugar certo, na hora certa. Imagine um consumidor receber uma super oferta quando estiver nas proximidades da sua loja ou ponto de vendas?
Por que não desenvolver uma promoção pra quem for ao PDV e mostrar uma imagem fotografada, a partir do seu celular, de um outdoor, anúncio, placa ou frontlight da sua marca? Em 2009, vale a pena ir a fundo nessa tecnologia e pensar como encantar e seduzir os consumidores de uma forma impactante, envolvente e amigável.

4) DESIGN INTELIGENTE - Com Concepções Inovadoras é Possível
Resolver os Problemas, ser Diferente e Vender Mais.

A inovação tem sido a palavra chave dos últimos anos, desafiando a cada nova forma de pensar em toda a indústria. Mas, como as empresas estão realmente fazendo inovações tangíveis? Algumas estão usando design como um componente vital para revigorar os produtos e serviços que eles oferecem, e também com o objetivo de reduzir custos, melhorar a sustentabilidade, criar diferenciação e aumentar os preços. Embora possam existir diferentes motivações e estratégias, todas as marcas estão buscando novas formas para obter as preferências dos consumidores. Um caminho seguro para que isso aconteça é o desenvolvimento de design com concepções mais arrojadas a serviço do desenvolvimento de melhores produtos, a partir das reais necessidades dos consumidores. Um design inovador com certeza trará novos serviços e experiências que também ajudarão a tornar o mundo um lugar melhor.

5) Utilize seus Consumidores como Seus Principais Criativos.
Durante anos, as marcas têm perseguido consumidores a fim de entender o que eles querem e como eles querem. Pesquisas de mercado exaustivamente têm tentado obter os hábitos de compra e perfil dos consumidores. Entretanto, uma nova onda tecnológica (redes sociais) permite aos consumidores interagir com as marcas de forma direta e íntima, permitindo-lhes sentar no banco do condutor. Os consumidores estão tornando-se inventores, anunciantes, gestores, estilistas e críticos. Eles criam comerciais, produtos, novas formas de utilização e serviços. Se você ainda não tem um grupo de usuários, participando com idéias, sugestões críticas, você está perdendo tempo.

6) Responsabilidade Social. Não Basta Fazer. O Consumidor tem que
Entender o Porquê.

As empresas têm sido, há muito tempo, filantrópicas, apoiando organizações que refletem os valores em que acreditam. Por outro lado, os consumidores são bombardeados por escolhas, confrontadas com opções de marcas: as que oferecem uma oportunidade para apoiar a sua comunidade ou de um bom argumento para obter mais vantagens pessoais.
Os esforços que envolvem ações filantrópicas devem conter uma argumentação esclarecedora,
principalmente levando aos indivíduos a entenderem o atual momento, em que as inseguranças
econômicas geram limites na capacidade de contribuição dos indivíduos a doações. Recuperar esta tendência, no momento de retração, oferecendo tais iniciativas geram associações positivas onde todos ganham.

7) A Combinação Perfeita - Encontrar o Parceiro Certo Pode Tornar a
Equação 1 +1 em Muito Mais do que 2.

As empresas estão sendo impulsionadas a encontrar novas e excitantes formas de alargar as suas marcas, expandir a sua clientela e aumentar as vendas. Colaboração, muitas vezes, através das associações de marcas, sempre foi um bom caminho para fazer isso. Essas parcerias permitem as marcas a criarem novos produtos que têm apelo junto aos seus tradicionais consumidores, alargando o seu alcance e promovendo novos negócios em uma mesma base, reduzindo seus custos operacionais. Esse movimento já é uma tendência internacional e, sem dúvida, mais parcerias serão desenvolvidas em 2009, com marcas líderes que procuram reforçar a sua posição dominante no mercado e manter relevância no que vai ser um ambiente econômico mais competitivo. Esperamos ver essas ações se multiplicarem também no RS.

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