domingo, 5 de abril de 2009

Tendências do Varejo para 2009

1) Foco na Classe Média: apesar da crise, a classe C continuará consumindo. Pesquisa divulgada pela FGV mostrou que quase 55% dos brasileiros fazem parte da chamada “nova classe média”. Novos shoppings, grifes e serviços serão desenvolvidos para esse público.

2) Negócios.com: com a expansão consistente da conexão residencial à internet em banda larga no Brasil, inclusive nas faixas populares, as empresas se verão obrigadas a encarar a web seriamente como um canal de contato e vendas B2C.

3) Esforço no CRM: a necessidade de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência vai estimular o varejo a retomar ou inaugurar seus programas de CRM (customer relationship management). O objetivo principal será recolher informações que permitam ajustar a oferta de acordo com o gosto e a necessidade dos clientes.

4) Ampliação de valor: além da sensação do ‘menor preço, melhor produto’ ampliar também a sensação de ‘melhor serviço’, pois o consumidor, indiferentemente da classe social, está cada vez mais exigente.

5) Revitalização do mercado de bairro: mais próximo do consumidor e das suas necessidades diárias. Surgimento de novos conceitos para esse comércio, com maior atenção a cada tipo de consumidor e a possibilidade de um atendimento personalizado.

6) Criação de serviços agregados ao varejo: consertos, recuperações, reformas, instalações, cursos… Tudo para tornar o cliente o centro das atenções, a partir da criação de facilidades ao seu dia-a-dia.

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